Live Vídeo

AVISOS e DICAS

====================================================
Envie matérias para o Blog do Gerson Rocha: blog.gersonrocha@gmail.com
Questões Jurídicas: adv.gersonrocha@gmail.com
====================================================
VEJAM NOVOS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ASSISTAM AS MINI AULAS:
1. Ato Inseguro - Prof. Gerson Rocha
2. Mapa de Riscos - Prof. Gerson Rocha


=====================================================
POSTAGENS
=====================================================

quarta-feira, 18 de julho de 2007

MORTE POR ACIDENTE DE TRABALHO NO VÔO TAM JJ3054


As notícias sobre o acidente aéreo ocorrido no dia de ontem, 17 de julho em São Paulo, escondem mais uma vez uma realidade que vitima muitas pessoas, o acidente do trabalho.

Obviamente não se trata de acidente de trabalho típico para a maioria das pessoas que estavam dentro da aeronave, porém para muitas delas sim.

Dentro e fora da aeronove, morreram trabalhadores trabalhando.

O estabelecimento dessa relação é importante do ponto de vista didático, mas também moral, para que possamos aproveitar momento tão triste para tantas familias e honrar o nome dos mortos.

Eram advogados, empresários, executivos, operários, funcionários da empresa aérea, piloto e co-piloto, professores, que estavam em situação de trabalho ou indo realizar alguma atividade laboral representando suas empresas em seminários, reuniões, audiências ou mesmo aqueles que estavam em terra e foram atingidos, estavam trabalhando.

A matéria acima fala de trabalhadores se suicidando na fábrica da empresa Pegeout na França, provavelmente motivados pelos métodos de gerenciamento do trabalho implantados, que desconhecem a condição humana. Pressões das chefias, a perfeição sob pena de punição, o estimulo da competição entre os funcionários, provavelmente sejam motivos de tanta infelicidade.

Os profissionais da segurança do trabalho, em especial aqueles que encaram a questão prevencionista com a devida seriedade, devem enfrentar esse grande acidente na perspectiva dos reais motivos dos acidentes que na sua maioria são: descumprimento de normas técnicas, falta de condições de trabalho (excesso, falta de treinamento, desrespeito às condições humanas (pilotos longe de suas familias muito tempo,por exemplo), etc, mas nunca privilegiar a falha humana como principal fator como sempre é divulgado, quem sabe no máximo contribuinte.

AS VITIMAS DO ACIDENTE, TRABALHADORES, DEVEMOS ELEVAR NOSSAS MAIORES CONSIDERAÇÕES E RESPEITO E A SEUS FAMILIARES NOSSOS SENTIMENTOS E UM PEDIDO DE DESCULPAS POR, COM TAMANHA INTELIGÊNCIA, TECNOLOGIA E DINHEIRO QUE TÊM AS EMPRESAS AÉREAS E OS GOVERNOS, PRECISEMOS COLOCAR EM RISCO VIDAS HUMANAS PELOS INTERESSES ECONÔMICOS.

Por Gerson Rocha

0 comentários:

Postar um comentário

 
© Copyright by Blog do Gerson   |  Template by Blogspot tutorial