terça-feira, 30 de junho de 2009

O Fácil e Perverso Déficit Zero de Yeda



Um certo dia em conversa em torno de um jantar com meus filhos um me perguntou o que era o Déficit Zero que a Governadora Yeda Crusius alardeava como a principal conquista do seu Governo, não menos apoiada por jornalistas de plantão conhecidos.
Disse-lhe que era como se o Pai ganhasse R$ 1 mil e nossas despesas fossem R$1.500 e diante disso eu deixaria de comprar pão, leite, carne, remédios, livros para só gastar o que ganho.
Na verdade os jornalistas que de comentaristas de futebol tornaram-se especialistas em economia e administração pública sem diploma, dizem uníssono que o Governo só pode gastar o que arrecada, impõe aos seus leitores e ouvintes a razão do exemplo que acima ilustrei.
Contudo eu perguntei aos meus filhos: Não seria o correto, ao invés de passarmos fome para gastar até um mil reais, que economizássemos na energia, reaproveitássemos os alimentos, e trabalhássemos mais para ganhar mais?
A resposta é óbvia, contudo estamos diante de duas manchetes em uma, qual sejam:

RS foi o Estado que menos investiu em Educação em 2008, diz MEC
Governo gaúcho investiu 18% do orçamento na área e o mínimo exigido por lei é 25%

Clique no link acima para ver reportagem de Zero Hora.com

O Prefeito José Fogaça investiu 16%, quando deveria investir 25%, deixando Porto Alegre com o título de cidade gaúcha que menos investiu em educação em 2008.

O Déficit Zero de Yeda, a postura do Prefeito Fogaça envergonham a tradição gaúcha de um Estado com melhor IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, com a educação sempre colaborando com esse índice.

Yeda busca apaulistanar a Educação do RS já que São Paulo tem 6 de cada 10 reais existentes no Brasil e uma educação pública abaixo de Estados do Nordeste, muito mais pobres.

Mas isso tudo parece coisa do PT, rixa política, grenal.
E nós sofrendo essa vergonha diante de falácias sempre tão evidentes, acobertadas por uma imprensa opiniática e pouco profissionalizada e um povo cada vez mais imbecilizado com uma educação estratégicamente cada vez mais precária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Live Vídeo

AVISOS e DICAS

====================================================
Envie matérias para o Blog do Gerson Rocha: blog.gersonrocha@gmail.com
Questões Jurídicas: adv.gersonrocha@gmail.com
====================================================
VEJAM NOVOS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ASSISTAM AS MINI AULAS:
1. Ato Inseguro - Prof. Gerson Rocha
2. Mapa de Riscos - Prof. Gerson Rocha


=====================================================
POSTAGENS
=====================================================