Live Vídeo

AVISOS e DICAS

====================================================
Envie matérias para o Blog do Gerson Rocha: blog.gersonrocha@gmail.com
Questões Jurídicas: adv.gersonrocha@gmail.com
====================================================
VEJAM NOVOS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ASSISTAM AS MINI AULAS:
1. Ato Inseguro - Prof. Gerson Rocha
2. Mapa de Riscos - Prof. Gerson Rocha


=====================================================
POSTAGENS
=====================================================

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A importância do foco em todas as atividades



Texto enviado por Edison Nei, Aluno da TST 312 da Escola Factum, Curso Técnico em Segurança do Trabalho.

Obrigado Edison!

A Caçada do EMU

Por Luiz Marins

Um certo dia os aborígines australianos da Ilha de Bathurst, com quem convivi quando estudei antropologia na Austrália nos idos de 1972, me convidaram para uma caçada de Emu (emu é uma espécie de avestruz, ou ema que existe naquela parte do mundo). Durante uma caçada, cada caçador tem um papel a cumprir. Uns olham as condições de vento para lançar os bumerangues, outros cuidam das lanças. A mim, deram a incumbência de encontrar as pegadas de emu. Ao encontrar alguma pegada de emu, eu deveria chamar os caçadores. Pela análise das pegadas, os aborígines sabem exatamente onde está o animal. Eu ia à frente do grupo. De repente encontrei umas pegadas. Eram na verdade de canguru. Chamei a todos. Eles vieram, viram que as pegadas não eram de emu e sim de canguru e me disseram:
- Essas pegadas são de canguru! Eu disse: - De fato, são. Mas canguru não é mais gostoso que emu? Eles responderam:
- Sim, é. Mas nós estamos caçando EMU e não canguru! E se distanciavam novamente de mim. Mais um pouco e eu encontrei outras pegadas. Sabia que não eram de emu, mas mesmo assim chamei os caçadores. Eles disseram: - Essas pegadas são de wallaby! (um pequeno canguru). Eu disse: - Mas wallaby não é mais gostoso que emu e até mais gostoso que canguru? Sim, responderam eles, mas nós estamos caçando emu e não wallabies ou cangurus. Outro dia voltaremos para caçar cangurus ou wallabies. Hoje estamos caçando emu! Na quarta vez que parei a caçada e as pegadas não eram de emu, eles me disseram com certa impaciência:- Nós estamos caçando EMU! Fizemos a dança do EMU, trouxemos os bumerangues de EMU, as lanças para EMU. Se você parar a caçada cada vez que encontrar qualquer pegada, nós não vamos caçar nem emu, nem canguru, nem wallabies! Outro dia nós voltaremos para caçar cangurus ou wallabies. Hoje estamos caçando EMU!Foi então que eu aprendi a razão pela qual todo primitivo vai caçar e volta com a caça rapidamente. Eles sabem exatamente o que estão caçando e não se desviam do foco.Acredite o foco é, sem dúvida, um dos principais fatores de sucesso de pessoas e empresas. E você? Qual é o seu EMU? Pense nisso.

Tenha Foco. Sucesso!

1 comentários:

Anônimodisse...

O Ato Inseguro é praticado pelo homem em que não são obedecidas as normas legais de Segurança do Trabalho. Muitos acidentes causados no mundo todo são origina-se no comportamento das vitimas. Trabalhadores se expoem de maneira erronea sem os devidos cuidados em grandes condições de risco. Milhares de trabalhadores morrem ou mutilam-se por causa das precariedades do ambiente de trabalho ou comportamento inadequado dos trabalhadores na execução de suas tarefas.

Turma: TST 312
Nome: Luciane Lopes dos Santos

Postar um comentário

 
© Copyright by Blog do Gerson   |  Template by Blogspot tutorial