sábado, 8 de maio de 2010

Dia Mundial de Saúde e Segurança do Trabalhador

A Aluna Luciele Fraga, do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Factum contribui com o Blog do Gerson Rocha e com as reflexões sobre os Acidentes do Trabalho através de um resumo que fez do Informativo do FSST – Fórum Sindical de Saúde do Trabalho - CUT, que marcou o Dia 28 de abril de 2010 e as homenagens às Vítimas do Acidentes do Trabalho.

Dia 28 de Abril – Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionados ao Trabalho


Acidentes de Trabalho matam milhares de pessoas no Brasil

Em 2008, foram registrados 764.933 acidentes de trabalho no país. Morreram 2.757 trabalhadores e 12.071 foram incapacitados permanentemente. Os números demonstram a extrema necessidade de uma política pública ofensiva para diminuí-los.

A classe empresarial quer acabar com duas conquistas beneficiadoras dos trabalhadores. Trata-se do FAP (Fator Acidentário de Prevenção) e do SAT (Seguro Acidente de Trabalho), mas as centrais sindicais vêm contra isso. O setor empresarial exigiu revogação do Decreto n°6957/2009 editado pelo Ministério da Previdência, que cria o FAP e registra o SAT.

CNI ao ir contra o decreto, joga toda essa “irresponsabilidade” para a sociedade através da Previdência Social.

A classe empresarial tem de entender que os trabalhadores merecem mais que bons salários, merecem um cuidado em suas atividades.

É realmente a hora das empresas planejarem uma melhor segurança e por em prática o trabalho decente. Isso levará a redução da alíquota, isto será melhor para o País – empresas, governo e, sobretudo, trabalhadores e suas famílias.

FAP – O FAP é importante na política de Segurança e Saúde do trabalhador, porque as empresas que registram maiores números de adoecimento pagam maior valor de alíquota. E as empresas que adotarem medidas preventivas terão alíquotas reduzidas.

SAT – São as taxas calculadas em 1%, 2% e 3% sobre o faturamento, de acordo com o grau de risco do setor de atividade.

Os Problemas continuam no atendimento da perícia médica do INSS

Nos últimos 10 meses as perícias estão sendo marcadas para mais de três meses após o início da incapacidade ou fim do benefício. Isso ocorre depois que os servidores públicos passaram a registrar seu horário de trabalho em ponto eletrônico. Assim, são quatro segurados atendidos em oito horas diárias, sendo que anteriormente eram atendidos vinte na mesma carga horária.

Isso demonstra o preconceito contra o trabalhador, já demonstrado quando não aceitam as Comunicações de Acidentes de Trabalho – CAT.

Os trabalhadores se colocam contra a atitude preconceituosa e violenta como são tratados pela perícia médica do INSS e sugerem que esta seja tecnicamente preparada, pois desta forma a Previdência Social cumprirá sua verdadeira missão.o:p>

Rogério Dornelles, médico do trabalho

Saúde está abandonada no Rio Grande do Sul

Uma auditoria realizada pelo Ministério da Saúde descobriu que a verba repassada pelo governo Lula para usar no atendimento das pessoas doentes, vem sendo aplicado no mercado financeiro. Enquanto isso a população sofre com a falta de medicamento e atendimento básico de saúde, com o fechamento de hospitais e com o avanço da dengue, ou seja, a verba do SUS é utilizada sem dó nem piedade para mascarar o caixa do Palácio do Piratini.

Desvio de R$ 9,6 milhões em Porto Alegre

No início deste ano, o Ministério Público Federal constatou que o Instituto Solles, contratado para executar o Programa de Saúde da Família, falsificou notas fiscais na prestação de contas do seu trabalho. Foram desviados R$400 mil. Em 2007 já haviam sido encontradas irregularidades, o contrato foi cancelado pelo TCE(Tribunal de Contas do Estado), mas em seguida liberado novamente. Pouco depois o MPE(Ministério Público Estadual) suspendeu imediatamente os repasses para o Sollus, mesmo assim o contrato com o Instituto Paulista não foi cancelado.

Tamanho foi o desvio, que a prefeitura de Porto Alegre poderia criar mais de 20 equipes de Saúde da Família, melhorando o atendimento precário. melhorando o atendimento precfeitura de Porto Alegre poderia criar mais de 20 equipes de Sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Live Vídeo

AVISOS e DICAS

====================================================
Envie matérias para o Blog do Gerson Rocha: blog.gersonrocha@gmail.com
Questões Jurídicas: adv.gersonrocha@gmail.com
====================================================
VEJAM NOVOS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ASSISTAM AS MINI AULAS:
1. Ato Inseguro - Prof. Gerson Rocha
2. Mapa de Riscos - Prof. Gerson Rocha


=====================================================
POSTAGENS
=====================================================