sábado, 10 de julho de 2010

O que Dunga escreveria para a Imprensa Esportiva, mas escrevi primeiro


Depois da desclassificação da Seleção Brasileira da Copa de 2010 na África do Sul, lemos e ouvimos uma porção de asneiras por parte dos cronistas esportivos. De crônicas na internet, comentários na TV, o Fantástico que chegou a reunir psicólogos e psiquiatras para comentar sobre o ânimo do Dunga e a influência desse ânimo aos seus liderados, os milionários jogadores de futebol.

Disseram o Sócrates, o Ricardo Teixeira, o Galvão Bueno (Cala a Boca Galvão!), o Casagrande, aquele intelectual da bola (e que Deus o tenha ajudado a largar as drogas e por isso o respeito), além de outros tantos oportunistas do jornalismo que fazem ter razão a decisão do STF pela inexigibilidade do diploma para exercer essa importante profissão, uma série de bobagens que agora eu, antes do Dunga (e sem autorização do mesmo) me arvoro a dizer.

1) Jornalistas e Ricardo Teixeira: A Seleção Brasileira tem elevada média de idade, tem que chamar jovens, etc.

Eu ou Dunga:

a. Mas a seleção alemã não era composta de jovens e nem por isso foi pra final?

b. O Pujiol não é velho e não tirou a Alemanha da final com um golaço?

c. E o Forlan, com 31 anos e seu golaço contra a Alemanhã é jovem?

2) Jornalistas: A seleção Brasileira do Dunga não tinha um Neimar e um Ganso e um Ronaldinho Gaúcho.

Eu ou Dunga:

a. Mas e a seleção da Argentina não tinha o Messi, Higuain, Tevez (craques como tanto escutei na TV) e não tomaram 4 da Alemanha que que depois também não foi pra final?

3) Jornalistas: A Seleção Brasileira do Dunga levou o Grafite, o Josué, o Julio Batista e esse ou aquele.

4) Eu ou Dunga:

Mas e o Uruguai que levou o Louco Abreu e aquele goleiro frangueiro e ficou como 4º melhor da Copa?

5) Jornalistas:A seleção Brasileira tinha desequilíbrio emocional influenciado pelo Dunga.

Eu ou Dunga:

a. Quando a seleção ganhou quase tudo com o Dunga antes da Copa o emocional do Dunga influenciou ou não os jogadores?

6) Jornalistas:O problema da Seleção do Dunga era o Jorginho evangélico, o Kaká evangélico, além disso o Jorginho levou a família dele pra África e os jogadores não puderam levar, por isso estavam contrariados?

Eu ou Dunga:

a. E o Goleiro Bruno é evangélico? O Felipe Melo é Evangélico? O Dunga é Evangélico? O Villa da Espanha é Evangélico? O Forlan é Evangélico?

b. Será que algum jogador colocou a Copa fora por isso? E o Elano que a mulher dele deu entrevista para outra emissora, que não a Globo, e disse que estava no estádio com a Família toda quando Elano sofreu aquela falta que o tirou das partidas seguintes?

7) Jornalistas:O Dunga foi belicoso, grosseiro, mal educado com a Imprensa.

Eu ou Dunga:

a. Mas a Constituição Federal não garante a liberdade de expressão ou ela diz que a Imprensa e os jornalistas podem escrever, falar o que desejam e os citados tem que ficar quietos, pois se falam algo contra são contra a liberdade de expressão?


8) Jornalistas: O A seleção do Dunga tinha problema com os búzios, a da Argentina não pagou uma promessa.

9) Eu ou Dunga:

a. Sendo assim, podemos imaginar que a próxima seleção brasileira pode ser de padres que vai ganhar a copa?


10) Jornalistas: A seleção ficou muito presa, em regime militar, por isso prejudicou os jogadores.

Eu ou Dunga:

a. E a seleção Argentina que comeu churrasco, bebeu vinho, transou (só não disseram se tinha mulheres na concentração) e tomou 4 da Alemanha e depois perdeu para a Espanha?

b. E A seleção da Holanda que os caras podiam passear?

c. E a seleção da Espanha que ninguém sabe se ficou trancada ou liberada e está na final?

11) Jornalistas:O Dunga fala “com nós” e não conosco. Fala muito sobre coerência e usa roupas um tanto fashion, como casacos do Hercowichi e malhas com gola alta e etc.

Eu ou Dunga:

a. Não seria melhor contratar como técnico o Presidente da Academia Brasileira de Letras e colocar na equipe da seleção um Personal Stylist para a seleção e comentaristas de moda para acompanhar as partidas de futebol?

12) Jornalistas:Por fim, a Seleção do Dunga não tocou pagodes, não bebeu e isso foi por influência da linha Dura do Técnico, e com isso se tornaram os jogadores desequilibrados.

13) Eu ou Dunga:

a. Então em 2006 o Parreira enchia a cara, dançava funk e pagode, por isso que o Ronaldo estava gordo, o pessoal bebia e passava a madrugada fora da concentração junto com o Técnico?

Pois é, temos que aceitar esse monte de baboseiras desses cronistas esportivos, mas também podemos desligar o som da TV, ouvir comentaristas como o Rui Ostermann, o Wianey Carlet, o Guerrinha, que são exceções na crítica esportiva nacional e espero que existam outros.

Futebol é um jogo, se pudesse combinar com o adversário o resultado seria muito fácil.

Que os pseudojornalistas, que por suas incompetências autorizam que tenhamos que escutar o Neto, o Junior, o Emerson como comentaristas de TV, expliquem as táticas, analisem as jogadas, posicionamentos, preparação física, novas tecnologias, estudos comparativos com outras escolas. Que nos poupem de análises subjetivas, exageradamente hipotéticas que passam por emoção, destino, questões subjetivas que nunca terão qualquer importância, salvo quando partes menos influentes de um contexto mais objetivo que um jogo requer se tenha como pano de fundo de análise.

Afinal, o futebol é um negócio muito lucrativo. As influências de patrocinadores canais de TV são fortes mas a Seleção perdeu a Copa pois o Dunga era muito severo.

Que tal se nós pararmos de deixar esses pseudojornalistas falando sozinhos e acreditar em tudo o que falam? Estaremos ai sim, sendo antidemocratas e correndo os riscos de não termos mais tempo de reverter a atual situação de uma imprensa brasileira deteriorada pela falta de ética, pela presença de interesses ideológicos sempre bem identificados, mas escondidos pelo véu da imparcialidade que já vem se rasgando. Estaremos, se seguirmos consumindo as mentiras da mídia, laborando contra a liberdade de imprensa, que deve, quem sabe um dia, ser o verdadeiro pilar da democracia a que se propõe.


SELEÇÃO DO URUGUAI, ORGULHO DA AMÉRICA DO SUL NA COPA 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Live Vídeo

AVISOS e DICAS

====================================================
Envie matérias para o Blog do Gerson Rocha: blog.gersonrocha@gmail.com
Questões Jurídicas: adv.gersonrocha@gmail.com
====================================================
VEJAM NOVOS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ASSISTAM AS MINI AULAS:
1. Ato Inseguro - Prof. Gerson Rocha
2. Mapa de Riscos - Prof. Gerson Rocha


=====================================================
POSTAGENS
=====================================================