sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cinco funcionários da France Telecom se suicidam em 15 dias


EMPRESAS

Reuters - 10.09.2010

Cinco funcionários da France Telecom cometeram suicídio nos últimos 15 dias, segundo afirmou nesta sexta-feira um membro de sindicato local, sem especificar se havia relação entre as atividades profissionais dessas pessoas.
De acordo com a informação do sindicato, este ano 23 funcionários da France Telecom se suicidaram, contra 19 no ano passado. A companhia possui 181 mil empregados, sendo 100 mil deles na França.
"Houve cinco suicídios em 15 dias na France Telecom, cometidos fora do local de trabalho", disse Sébastien Crozier, do sindicato.
A France Telecom, que colocou em prática um plano para melhorar as condições de trabalho após uma série de suicídios entre seus funcionários, confirmou que empregados haviam tirado suas próprias vidas nas últimas semanas, mas sem precisar o número de mortes.
"Foi com grande tristeza que soubemos que alguns empregados cometeram suicídio", disse um porta-voz da empresa. "Esses trabalhadores, que não se conheciam e não tinham qualquer relação entre si, trabalhavam em diferentes áreas em diferentes regiões da França".
Ele acrescentou que "neste momento, não é possível estabelecer qualquer relação entre os incidentes. Mas iremos analisar cada caso para tentar determinar o que aconteceu".
Depois de ser afetada por uma série de suicídios entre seus funcionários, que se intensificaram em 2009, a France Telecom nomeou Stéphane Richard no início de janeiro como presidente-executivo. Seu plano estratégico de cinco anos apresentado em julho também contém medidas para aumentar o moral dos trabalhadores.


Bookmark and Share

2 comentários:

  1. Oi Professor!

    Triste notícia! Penso que muito destes suicídios e entre outros seja o grande estresse das pessoas. O mundo em que vivemos esta virado em uma roleta russa...temos que ser fortes para seguir em frente com otimismo, porque é difícil!
    Antigamente as mulheres ficavam em casa cuidando dos filhos enquanto os homens trabalhavam para a família, hoje o casal tem que trabalhar e muitas vezes em dois empregos para aumentar a renda familiar, para se ter o básico que não é luxo! Com isso as famílias...se dispersão, se afastam, os filhos cada vez mais independentes pela a própria necessidade da ausência dos pais,etc.
    Resumindo...acho que muitos profissionais vão para seus trabalhos infelizes pela falta de tempo de estarem com suas famílias, podendo também estarem trabalhando no que não os fazem felizes, ou seja, não os realizam profissional-mente!
    Com tudo...o dinheiro será sempre insuficiente!
    Não podemos julgar nunca a fraqueza de um suicídio, pois quando chega a este ponto... devemos orar e pedir à Deus que perdoe e ilumine estes espíritos sofredores!!
    Abraço ! Elisa TST 204

    ResponderExcluir
  2. Oi Elisa. Realmente o trabalho é algo importante na vida das pessoas, infelizmente ele também causa sofrimentos extremos ao ponto de levar a doenças emocionais e ao limite do suicídio. Devemos acompanhar essas notícias pois nosso trabalho como prevencionistas encontrará casos em que as NRs não darão as melhores respostas.
    Um abraço e sempre bons estudos e sempre que tiver uma opinião ou mesmo uma notícia, o Blog do Gerson Rocha estará às ordens para receber.

    Gerson Rocha

    ResponderExcluir

Live Vídeo

AVISOS e DICAS

====================================================
Envie matérias para o Blog do Gerson Rocha: blog.gersonrocha@gmail.com
Questões Jurídicas: adv.gersonrocha@gmail.com
====================================================
VEJAM NOVOS ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:

ASSISTAM AS MINI AULAS:
1. Ato Inseguro - Prof. Gerson Rocha
2. Mapa de Riscos - Prof. Gerson Rocha


=====================================================
POSTAGENS
=====================================================